Bisbilhoteiros

sábado, 23 de março de 2013

E depois do CSQ ...

Depois do CSQ vem a etapa Federal, e se reclamávamos da demora do processo provincial, haja paciência nesta. Quem participou de palestras em 2012 notou que foi anunciado um tempo médio de 12 meses para finalização desta etapa, mas não é o que diz a última atualização no site oficial. Mas enfim, já chegamos até aqui e não vamos retroceder.
Já enviamos os documentos necessários para tradução juramentada e já estamos preenchendo os formulários, e por falar nisso, quanta informações eles exigem de nós, não é?
Falando um pouco da tradução juramentada, segui a sugestão do blog Diário Canadá Brasil , o preço está bom e o prazo de entrega é ótimo, sem contar que ele nos dará uma segunda via de cortesia.
No site oficial estão os formulários atualizados e um guia MUITO bem detalhado que explica o passo a passo para o preenchimento dos mesmos. Tem também uma lista de controle de documentos para selecionar quais os formulários que deverão ser preenchidos e quais documentos pessoais que teremos que anexar ao processo, sem contar que esta lista fará parte da documentação que teremos que enviar. Para àqueles que quiserem confirmar o entendimento do guia, sugiro passar no site imigrar.com, eles fizeram de forma detalhada e resumida a discrição dos formulários e quem deve preenche-los.
Haja dinheiro nesta etapa viu! Teremos que desembolsar 1250 dólares canadenses (550$ para os adultos e 150$ para criança), fora as despesas do tradutor, cópias e correios. Mas é isso aí, bola pra frente e torcer que o período para conclusão desta etapa diminua.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Obtenção do CSQ e relato da entrevista

É isso mesmo pessoal, conseguimos o CSQ, louvado seja Deus!!!!!! Vou tentar descrever tudo que aconteceu na  entrevista, para àqueles que vão passar  pela mesma situação. Só par adiantar, o nome dela é Danielle, direitora do escritório de imigração do México e ela é quebecoise, e o francês dela é bem  fácil de se entender. Toda a entrevista foi baseada praticamente na nossa documentação e experiência profissional e a entrevista durou 1 hora, mas passou tão rápido....
Bem, nos hospedamos bem próximo do hotel Regina, e  hoje, depois do café da manhã, fomos sondar o terreno, para ver a distância e coisa e tal. Retornamos ao nosso hotel e fomos repassar inutilmente as possíveis perguntas sobre o Canadá, Québec, etc.
Chegamos no hotel 30 min antes da entrevista, e na hora exata, 11:00, uma senhora veio e  me chamou pelo sobrenome. Eu  me apresentei e fomos de elevador até o andar da entrevista. No caminho ela  nos perguntou se falávamos francês e eu aproveitei para perguntar se ela era  canadense e coisa e tal... quando chegamos na sala, ela nos acomodou e pediu para aguardar  2 minutinhos, acho que ela foi ao banheiro, rsrsrsr, e quando retornou foi dizendo que  a medida que ela solicitasse os documentos nós a entregaríamos e que ela iria digitando para contabilizar nosso pontos, caso não atingíssimos, nós não receberíamos o  CSQ.
Começou pedindo os passaportes e a certidão de nascimento e casamento. Depois os diplomas, me perguntou o que aprendi na faculdade, qual a diferença do engenheiro químico para o químico, vez ou outra ela fazia algum comentário, e foi pedindo os demais documentos, praticamente na ordem da lista que recebemos no dia da convocação para entrevista. Toda a entrevista foi baseada na documentação. Depois perguntou como era o mercado quebequense para nossa profissão, nós mostramos as ofertas de trabalho juntamente com exemplos de alguma descrição de vaga, ela fez algums comentários e pronto. Ah, ela segue a lógica do que descrevemos no formulário que enviamos ao BIQ. Ela também foi solicitando a declaração das empresas que trabalhamos, sempre fazendo algumas perguntinhas básicas e solicitando os contra-cheques. Tive que explicar a ela que trabalhei um tempo como "pessoa jurídica" e expliquei como era o processo, aí ela pediu para eu comprovar, além dos contratos que levei, os valores que recebi. Mostrei então algumas notas fiscais que emitia para faturar. Ela entendeu e disse que lá eles também usam esse método de trabalho. A única pergunta que ela nos fez sobre a imigração foi o porquê que  queríamos sair do Brasil, e ela mesmo respondeu: à cause de la securité, rsrsrsr e nós só fizemos complementar. Depois ouvimos a impressora funcionar e já sabíamos que era o nosso CSQ, depois ela nos deu algumas orientações sobre a francisação, o processo federal, etc, disse que eu tenho muita experiência na minha área, que isso era muito bom, e tal... nem sequer tocou no nosso dossier, rsrsrsr.
Achei ela bem simpática. Ah, ela comentou que são poucos pedidos de imigração vindo do Brasil e pelo fato de ser um país tão grande deveria ter mais.... Acredito que depois das novas exigências, muita gente desistiu de imigrar, mas é claro que eu não falei isso né, rsrsr. Talvez seja por isso que o número de entrevistas por ano diminuiu.
É isso aí pessoal, qualquer dúvida é  só no contactar, e mais uma vez obrigada pela torcida!

sábado, 9 de março de 2013

Contagem regressiva!

Faltam 4 dias para a nossa entrevista e ainda estamos numa correria danada. O dossier está pronto; os documentos separados e ordenados em pasta, por categoria; passagens compradas;  hotel reservado, mas falta tanta coisa ainda para resolver antes da viagem... Semana passada estava tão tranquila e confiante, mas a medida que vai se aproximando, vai batendo um desespero, sei lá, não sei explicar direito... Mas de uma coisa eu sei: DARÁ TUDO CERTO!
Torçam por nós!