Bisbilhoteiros

sábado, 24 de maio de 2014

A viagem, o landing e as primeiras impressões.

Depois de muita correria finalmente encontrei um tempinho para descrever como foi a nossa viagem e sobre as primeiras impressões. De antemão a cidade é maravilhosamente linda, as pessoas são extremamente educadas e solícitas em ajudar. E o Francês, hummm, esse sim precisa melhorar muito.
A viagem:
Saímos de Salvador pela TAM às 13:40 e chegamos em Guarulhos as 18:20. Tivemos que andar muito até chegar ao portão de embarque que nos foi informado. Mais uma vez passamos pelo detector de metais e uma nova vistoria nas malas de mão. Dessa vez todos os produtos acima de 100 ml foram retidos. Quase perdemos o vôo (Air Canadá) que sairia às 20:00, mas graças à Deus deu tudo certo. No vôo nenhum comissário de bordo falava francês e muto menos português, então tivemos que nos virar catando palavras em inglês. Aí já começamos a ter idéia do que iríamos enfrentar. Eles fornecem um jantar, próximo das 22:00 e um café da manhã às 04:00. Se você precisa de alguma alimentação especial,precisa ligar para a Air Canadá com até 48 hs de antecedência. Não achamos as poltronas confortáveis, por isso mal conseguimos dormir e para passar o tempo tínhamos a opção de assistir filmes, desenhos, telejornais, etc. No mesmo vôo eles nos dão um formulário para preencher para declararmos o que estamos portando e quanto estamos levando. Basta um por família. Esse formulário é bastante últil na entrada do Canada. Chegamos em Toronto 05:15 da manhã. Eu estava com receio de nos perder no aeroporto de tão grande que ele é, mas não tem erro, é só seguir o fluxo do pessoal. Lá fomos recebidos pela polícia federal que checou os nossos passaportes juntamente com o visto e também o formulário que preenchemos no vôo. Foi bem tranquilo. Depois da verificação, eles nos encaminharam para o setor de imigração, para fazer o landing. Logo após, fomos pegar as nossas malas na esteira (pelo o horário só haviam as nossas). Pagamos, via cartão de crédito, 2 dólares por carrinho e seguimos a indentificação CORREPONDANCE, que seria onde mais uma vez emitiriam o nosso cartão de embarque. Depois disso, colocamos as nossas malas na esteira e novamente passamos pelo detector de metais e mais algumas coisinhas pessoais foram retidas. Quem verificou nossas malas de mão não falava francês e por isso outra pessoa que falava espanhol veio nos ajudar. Gentilmente ela nos disse que achocolatado e o suco industrial (lanches do meu filhote) teriam que ser retidos. Bem depois disso fomos passear um pouco pelo aeroporto, já que o nosso vôo só sairia às 09:20 para Ville de Québec. Este vôo foi muito ruim, o avião era pequeno, de élice e fazia muito barulho, mal podíamos conversar. Mas o stresse foi passando quando começamos a avistar o rio Saint Lourence e a cidade Québec. Como é linda!!!
Um amigo do meu esposo estava nos aguardando e gentilmente nos levou para o apartamento temporário, onde o proprietário estava nos aguardando para assinarmos o bail (contrato).

O landing:
Chegamos e já tinha uma fila enorme na nossa frente. Tinham vários agentes atendendo e por isso não demorou muito a chegar a nossa vez. Quando chegou a nossa vez o atendende não falava francês e por isso tivemos que aguardar uma outra pessoa que falava francês para nos atender. Tivemos que aguardar mais uns 15 minutos até sermos chamados. Ela nos pediu somente os passaportes, o formulário que recebemos junto com os passaportes e o formulário que preenchemos no avião. Checou os documentos e nos perguntou qual endereço iria mandar o cartão de residente permanente. Quando dizemos que era o endereço de um amigo, ela nos encheu de perguntas do tipo: Como vc o conheceu? qual foi o último contato com ele? qual o telefone dele? se era pessoa de confiança para receber o RP etc. e sempre fazendo aquela cara de desconfiada. Depois perguntou quanto estávamos levando (ela não pediu comprovação de nada) e pediu para assinarmos o formulário. Só isso, não foram 10 minutos até ouvirmos a frase tão aguardada: Bienvenue au Canadá.

Curiosidades:
- Os carros só tem uma placa (na frente);
- Há muitos idosos nas ruas, nos ônibus, etc...
- As mulheres gostam de pintar o cabelo de vermelhão;
- O transporte público funciona;
- Para entrar no ônibus vc deve dar um leve empurrão na porta e para sair a mesma coisa;
- Há muitas mulheres motoristas nos ônibus;
- O motorista nos recebe com um sorriso e um Bonjour e com um Merci quando descemos;
- Na primavera o sol se põe às 21:00 (é mt estranho, não nos acostumamos ainda e temos perdido o horário por isso)
- O comércio fecha às 17:00 de segunda a quarta, às 21:00 na quinta e sexta
- Apesar de fazer um solzão o vento é bastante frio (até agora a temperatura tem variado de 11 a 16 graus)
- as jovens vestem shorts curtíssimos (acho que é para mostrar o que por muito tempo esconderam no inverno, rsrsr)

Bem, por enquanto é isso. O próximo post falo sobre a documentação, o cartão de transporte, celular e tudo o que já conseguimos resolver por aqui.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O grande dia chegou!!!!

É hoje!!!! Daqui a pouco embarcaremos rumo ao nosso sonho. Agora sim, começará de fato a nossa imigração. Agradeço à Deus por Ele permitir que o nosso sonho se tornasse realidade neste início de ano.
Ai, muitas coisas passam pela a nossa cabeça neste momento. É um turbilhão de sentimentos. Quantas coisas passamos para ter chegado até aqui... Quantas coisas deixadas para trás... Quantos desafios estão diante de nós...
E a saudade já começou a doer... como é difícil deixar para trás pessoas que amamos tanto. Se possível fosse, levaria todos comigo.
Lutamos tanto para termos chegado até aqui, não foi fácil, não foi barato, abrimos mão de muita coisa. Por isso, sigo olhando para o alvo, mesmo quando uma parte pede para ficar.
Bem, é isso aí. Chega de choradeira.
O próximo post será sobre a viagem, o landing e as primeiras impressões.
Bjs a todos.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Contagem regressiva: 12 dias

Oi gente!!! Faltam 12 dias para o inicio da nossa imigração e estamos bastantes animados. É verdade que de vez em quando surge aquele pensamento: Meu Deus, que loucura que estamos fazendo!!! Mas logo passa.
Tem algumas pessoas que não ajudam muito, que só enxergam apenas o lado ruim, como saudade da família, o frio, o desemprego, etc. Também não faltam as perguntinhas básicas do tipo: Pq vcs querem ir embora? Está ruim aqui pra vcs? Mas vcs tinham um bom emprego, uma "vida" estável, isso é loucura!!! Esse foi um dos motivos de não ter anunciado o nosso desejo de imigrar desde o início. Imagina só, 2 anos e 4 meses ouvindo a mesma coisa!
Por outro lado, existem pessoas que nos parabenizam pela coragem e até pedem informações à respeito demonstrando bastante interesse em imigrar.
Quanto aos preparativos, já estão praticamente finalizados. Falta uma coisinha aqui, outra ali, mas tudo sob controle.
Neste momento estamos visitando a família do meu esposo. Depois retornaremos à Salvador pra a nossa viagem.
Apesar de algumas "pedras no caminho", é muito bom sabermos que temos o apoio da nossa família e principalmente a convicção que não estaremos sós, Deus estará conosco e nos ajudará a vencer cada obstáculo. Ele é o meu PROVEDOR. Ele quem me SUSTENTA. Ele quem ABRE as portas...
Sei que esse projeto não nasceu apenas em nossos corações, sei que Deus tem algum propósito nisso. Levar o evangelho a todas as nações é o IDE do Senhor Jesus, então eis-nos aqui!!!
Essa canção tem sido a minha oração nesses últimos dias aqui no Brasil. Espero que de alguma forma, ela toque em seu coração também.


Vou tentar manter o blog atualizado com todas as novidades.