Bisbilhoteiros

quarta-feira, 13 de março de 2013

Obtenção do CSQ e relato da entrevista

É isso mesmo pessoal, conseguimos o CSQ, louvado seja Deus!!!!!! Vou tentar descrever tudo que aconteceu na  entrevista, para àqueles que vão passar  pela mesma situação. Só par adiantar, o nome dela é Danielle, direitora do escritório de imigração do México e ela é quebecoise, e o francês dela é bem  fácil de se entender. Toda a entrevista foi baseada praticamente na nossa documentação e experiência profissional e a entrevista durou 1 hora, mas passou tão rápido....
Bem, nos hospedamos bem próximo do hotel Regina, e  hoje, depois do café da manhã, fomos sondar o terreno, para ver a distância e coisa e tal. Retornamos ao nosso hotel e fomos repassar inutilmente as possíveis perguntas sobre o Canadá, Québec, etc.
Chegamos no hotel 30 min antes da entrevista, e na hora exata, 11:00, uma senhora veio e  me chamou pelo sobrenome. Eu  me apresentei e fomos de elevador até o andar da entrevista. No caminho ela  nos perguntou se falávamos francês e eu aproveitei para perguntar se ela era  canadense e coisa e tal... quando chegamos na sala, ela nos acomodou e pediu para aguardar  2 minutinhos, acho que ela foi ao banheiro, rsrsrsr, e quando retornou foi dizendo que  a medida que ela solicitasse os documentos nós a entregaríamos e que ela iria digitando para contabilizar nosso pontos, caso não atingíssimos, nós não receberíamos o  CSQ.
Começou pedindo os passaportes e a certidão de nascimento e casamento. Depois os diplomas, me perguntou o que aprendi na faculdade, qual a diferença do engenheiro químico para o químico, vez ou outra ela fazia algum comentário, e foi pedindo os demais documentos, praticamente na ordem da lista que recebemos no dia da convocação para entrevista. Toda a entrevista foi baseada na documentação. Depois perguntou como era o mercado quebequense para nossa profissão, nós mostramos as ofertas de trabalho juntamente com exemplos de alguma descrição de vaga, ela fez algums comentários e pronto. Ah, ela segue a lógica do que descrevemos no formulário que enviamos ao BIQ. Ela também foi solicitando a declaração das empresas que trabalhamos, sempre fazendo algumas perguntinhas básicas e solicitando os contra-cheques. Tive que explicar a ela que trabalhei um tempo como "pessoa jurídica" e expliquei como era o processo, aí ela pediu para eu comprovar, além dos contratos que levei, os valores que recebi. Mostrei então algumas notas fiscais que emitia para faturar. Ela entendeu e disse que lá eles também usam esse método de trabalho. A única pergunta que ela nos fez sobre a imigração foi o porquê que  queríamos sair do Brasil, e ela mesmo respondeu: à cause de la securité, rsrsrsr e nós só fizemos complementar. Depois ouvimos a impressora funcionar e já sabíamos que era o nosso CSQ, depois ela nos deu algumas orientações sobre a francisação, o processo federal, etc, disse que eu tenho muita experiência na minha área, que isso era muito bom, e tal... nem sequer tocou no nosso dossier, rsrsrsr.
Achei ela bem simpática. Ah, ela comentou que são poucos pedidos de imigração vindo do Brasil e pelo fato de ser um país tão grande deveria ter mais.... Acredito que depois das novas exigências, muita gente desistiu de imigrar, mas é claro que eu não falei isso né, rsrsr. Talvez seja por isso que o número de entrevistas por ano diminuiu.
É isso aí pessoal, qualquer dúvida é  só no contactar, e mais uma vez obrigada pela torcida!

6 comentários:

  1. Olá, vou fazer minha entrevista semana que vem, estou preocupado em relação a comprovação de experiencia de trabalho...ela pega muito no pé em relação a isso??
    vou levar apenas o imposto de renda e uma cópia do contrato social da empresa....

    ResponderExcluir
  2. Olá, leve também seus contra-cheques e se vc for autônomo, leve as notas fiscais, ou qualquer outra coisa que comprove sua renda.Se o seu imposto de renda houver a discriminação do seu rendimento da empresa, acredito que ela aceite, mas leve de todos os anos que vc trabalhou nesta condição. Nossa entrevista foi praticamente baseada na nossa experiência de trabalho, ela seguiu a sequência do formulário que enviamos para o BIQ.

    ResponderExcluir
  3. Olá, casal! Que legal poder "rever" vocês aqui na internet! Se vocês não se lembram, eu meio que pulei no meio da conversa entre vocês e um outro casal de São Paulo logo depois que vocês saíram da entrevista.

    Parabéns mais uma vez pelo CSQ e sucesso na etapa federal! Já começaram?

    Abraço
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos preenchendo ainda os formulários. São muito detalhes. Já encaminhamos os documentos para tradução. Acredito que ainda esse mês encaminharemos para Sidney.
      Abraços

      Excluir