Bisbilhoteiros

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como conseguir o visto de residente permanente no canadá?

Há duas formas de se obter um visto de residente permanente (direito de morar) para trabalhadores qualificados no canadá, tendo todos os benefícios de um canadense (exceto participar de eleições e obter o passaporte canadense no período de três anos): Processo Federal de imigração, conhecido como Federal Skilled Worker (FSW) e o Processo através das províncias do país, um dos mais conhecido é o processo através da província do Québec, conhecido como Québec Skilled Worker (QSW).
Sugestão: CONSULTAR O SITE IMIGRAR.COM  para conhecer melhor as opções de imigrar na categoria de residente Permanente.
O processo através da província de Quebec é o mais procurado, por promover incentivos para imigração a fim de facilitar a sua interação e participação na sociedade quebequense. É considerado, pela maioria, a maneira mais fácil de se conseguir o visto, pelo fato de abranger um grande número de profissões, apesar de exigir em uma das suas etapas, o conhecimento do francês, que é a língua oficial da província.
Sendo assim, é necessário que o candidato passe por duas fases, a provincial, que é onde você consegue o CSQ - Certificado de Seleção do Quebec -  mediante uma entrevista em francês ( este documento é uma espécie de carta branca que a província emite e sinaliza para o governo Federal que você atende ao perfil profissional que ela procura) e a etapa federal do processo pelo Québec, onde são analisados seus antecedentes criminais, estado de saúde, etc, para então finalmente dar o seu visto (com ele você poderá ir para qualquer cidade de país, não precisa ser necessariamente na província do Quebec). Todas as informações necessárias estão no site oficial do governo do Québec (em português)
É bom deixar claro que todo este processo do programa de imigração para o  Canadá não lhe dá a garantia de emprego, ou seja, você não sai do seu país com emprego garantido. O que o governo sinaliza é que tem campo de trabalho para sua área, só vai depender de você, do seu esforço, do seu conhecimento da língua local, etc...
Todo o processo custa caro e costuma levar muito tempo, em média 2 anos, mas há casos e casos. Para você ter idéia do período que cada processo leva, incluindo a área profissional dos candidatos, existe um ste, bastante interessante chamado Sistema de timelines do québec.
Bem, para você saber se tem chances de conseguir o visto como residente permanente no canadá, faça uma avaliação no site oficial de imigração do governo do Quebec aqui.
Para vocês terem uma idéia, quando fizemos nossa avaliação (em 2011), colocamos meu esposo como o requerente principal, lembrando que ele é da área de informática, e não fomos aprovados. Mas colocando eu como requerente principal e ainda por cima com zero em francês e inglês, apareceu no resultado final: "Você parece satisfazer os critérios de seleção do Quebec. Agora você pode fazer um pedido oficial de imigração..." Pense! Acredito que seja por causa da minha área, Engenharia Química.
Se quiser saber se você possui a pontuação mínima exigida, levando em consideração uma série de fatores bem como idade, demanda de profissão, filhos, experiência profissional, etc clique aqui.
E a pontuação por área profissional, clique aqui.
Comparação do seu diploma brasileiro com o canadense, clique aqui.
Abaixo estão os resultados em função da pontuação dos candidatos (as) solteiros (as)/ casados:
42/50 pontos --> Não atende aos requisitos
49/57 pontos --> Selecionado
55/63 pontos --> Aprovados
E então, vamos embora para o Canadá?

25 comentários:

  1. Oi...eu fiquei um pouco confuso
    Gostaria, se possível que voce me esclarecesse alguns pontos...
    Eu estou me formando em Direito aqui no Brasil esse ano...há alguma conectividade com as leis canadenses? há a possibilidade de residencia permanente? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direito é o único curso que não revalida diploma, pois você aprende somente a constituição brasileira

      Excluir
    2. O bacharelado de direito é considerado como um curso menor, é necessário fazer um curso adicional que aqui seria considerado um mestrado para valer como law school e depois a prova profissional canadense.

      Excluir
  2. Oi Marllon, desculpe pela demora na resposta. Veja bem, acredito que as leis que regem um país podem divergir em alguns aspectos em relação a um outro país. Foi justamente por isso que o diploma de uma amiga advogada que mora na província de Alberta foi invalidado. Se vc observar na lista de profissões, Direito não recebe nenhuma pontuação infelizmente...
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Fonseca,
    Estou me preparando para dar entrada no meu processo junto com meu marido e meus filhos. Somos formados em Administração, a minha duvida é a seguinte: Sei que esta área é boa para emprego, mais qual local melhor para ter mais facilidade em arrumar um emprego rápido nesta área. Pois estou muito em duvida aonde devo pesquisar para morar.
    Se você puder me dar uma luz, fico grata.


    ResponderExcluir
  4. oi Tarita, uma dica legal é vc consultar sites de empregos para ver qual cidade que se emprega mais no Québec. Um dos que eu mais utilizo é o http://www.travailleraucanada.gc.ca/voir_toutes_professions.do selecione sua profissão e logo após a província do québec, veja qual região oferece mais empregos para sua área.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela ajuda, muito bom o site que vc indicou.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, gostaria de saber se vocês sabem quais os procedimentos que devo realizar para me tornar um policial canadense.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, gostaria de saber se é possível mudar com mãe e irmã caso o visto seja autorizado. Grato.

    ResponderExcluir
  8. Olá , gostaria de saber se eu me formar em medicina no Brasil , como faço para trabalhar como médico em Toronto?

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de saber se vocês procuraram alguma acessoria jurídica para se candidatar ao visto de residência permanente. Se sim, qual? Obrigada, Rita

    ResponderExcluir
  10. Oi Rita, nós fizemos sozinhos, seguindo as orientações do site oficial e lendo mt blogs e fóruns sobre o assunto. Estudei francês em uma escola direcionada para imigração e eles fazem consultoria. Se vc mora em Salvador eu recomendo de olhos fechados o CLIC http://imigracao-quebec.blogspot.ca/2014/04/consultoria-de-imigracao-quebec.html

    ResponderExcluir
  11. boa noite. Sou formado em analise e desenvolvimento de sistemas e minha namorada é formada em jornalismo. Gostaria de saber se exite campo de trabalho para nós la no canada e se nos qualificamos para ter visto de residencia permanente como profissionais qualificados. Só falamos inglês é necessário o francês para a entrevista e obtenção do visto de residencia permanente? somos de são paulo, recomenda alguma escola especializada em francês para imigração?

    ResponderExcluir
  12. Oii tudo bem? Estou me graduando em Arquitetura e urbanismo e meu esposo em educação física, somos casados a dois anos, eu tenho 25 anos e ele 28 anos, não temos filhos e não pretendemos ter por um bom ...começamos a ger noção do inglês e começaremos o francês. Minha pergunta é : Qual formação ( minha ou do meu esposo ) tem melhor área no mercado de trabalho do Canadá? Quero fazer o nosso cadastro, e queria ter essa noção! Obrigada! !

    ResponderExcluir
  13. sou mecânico de automóveis e caminhões 28 anos e minha esposa é enfermeira 25 anos será que tem vaga de emprego nessa área e é fácil conseguir ?

    ResponderExcluir
  14. sou mecânico de automóveis e caminhões 28 anos e minha esposa é enfermeira 25 anos será que tem vaga de emprego nessa área e é fácil conseguir ?

    ResponderExcluir
  15. sou mecânico de automóveis e caminhões 28 anos e minha esposa é enfermeira 25 anos será que tem vaga de emprego nessa área e é fácil conseguir ?

    ResponderExcluir
  16. Oi boa noite...sou costureira aqui no Brasil e vou começar a fazer o ingles e estudar pretendo fazer adiministraçao e qual o melhor lugar para se morar no canada e estudar?Sera que consigo o visto permanente???

    ResponderExcluir
  17. Oi boa noite...sou costureira aqui no Brasil e vou começar a fazer o ingles e estudar pretendo fazer adiministraçao e qual o melhor lugar para se morar no canada e estudar?Sera que consigo o visto permanente???

    ResponderExcluir
  18. Olá, tenho 21 anos, sou formado em ciências da computação, falo inglês. Quero fazer pós graduação em Vancouver. E conseguir a residencia quais são os processos?

    ResponderExcluir
  19. Atenção !!!

    Para que sua 2 anos Visto de Trabalho e estudo ou visto de turista para os EUA, e-mail me hoje visaclick900@gmail.com Não se negado pela embaixada e desperdiçar seu tempo e dinheiro, alcançar-me hoje para começar em seu processo de visto, antes que seja tarde demais visaclick900@gmail.com Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Olá, também sou engenheira química e gostaria de saber se você teve que revalidar seu diploma e como isso foi feito. Você aplicou para Quebec ou pelo Express Entry? Se possível, me passe maiores informações pelo email
    liliane2409@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu processo foi para a provinvia do Québec, na categoria de profissional qualificado. Antes mesmo de sair do Brasil, me informei qual seria o processo para conseguir a permissao para trabalhar aqui como engenheira. Entao consultei a OIQ- Ordem dos engenheiros do Québec e seguir os passos indicados lá: OIQ.QC.CA Este link te dá acesso direto ao passo-a-passo: (http://www.oiq.qc.ca/en/Iam/applicant/OBTAININGPERMIT/OTHERCOUNTRIES/Pages/profile.aspx)
      Depois que eles analisaram meu dossier, eles estipularam a quantidade de provas que eu deveria fazer pra validar meu diploma e me dar acesso à profissao. Precisei fazer apenas um teste. Fiz a prova em novembro 2015. em dezembro saiu o resultado... Passei e recebi o numero de membro. Em janeiro 2016 efetuei o pagamento e no mesmo ano comecei a trabalhar como engenheira. No primeiro ano eles te dao o título de engenheiro júnior, mas depois que vc comprova 12 meses de experiência no Canadá, ele te dao o titulo de engenheiro.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir