Bisbilhoteiros

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Palestra "Você tem um lugar no Québec"

Ontem participamos de uma palestra aqui em Salvador "Você tem um lugar no Québec" ministrada pelo Monsier Gilles. Foi bastante produtiva, pois ele esclareceu muita coisa a respeito da nova mudança no processo e também sobre a mudança do escritório de imigração para o México a partir de 01/01/12. Segue alguns esclarecimentos:
* Para quem enviou os documentos e estes foram recebidos no escritório de imigração a partir do dia 07/12/11 e para quem precisa dos pontos do francês e/ou inglês, deverá anexar ao dossier um teste de francês DELF ou DALF ou TCFQ ou TCF  ou TEFaQ e, para o inglês, o  IETLS. Apesar dessa exigência, continuará existindo as entrevistas.
*A partir de 1° de janeiro de 2012, será necessário enviar as demandas de certificado de seleção diretamente ao escritório de Imigração do Québec no México, no endereço abaixo:
                         Délégation générale du Québec
                         Bureau d’immigration du Québec à Mexico
                         Av. Taine 411, Col. Bosque de Chapultepec (Polanco)
                         México, D.F. 11580
                         Mexique
OBS.: As atividades de promoção, bem como as entrevistas de seleção, continuarão a ocorrer no Brasil.
* Como não há na avaliação on line a opção de acrescentar a pós graduação, apenas o mestrado, a pessoa deve anexar junto ao dossier o diploma e histórico do mesmo,  pois também terá pontuação com esse título.

Eu fiz alguns questionamentos a respeito da minha área de engenharia química que sempre me deixou com muita dúvida:
* Há diferença de prioridade do profissional químico e o Engenheiro químico?
Resposta: Não há diferença. A única diferença é que o engenheiro químico pode escolher em ser membro da ordem dos engenheiro ou na ordem dos químicos.
(o que me deixava com bastante dúvida é que na lista de domínio de formação, química está na seção B (12 pontos), enquanto que Engenharia química está na seção C (6 pontos), mas quando preenchíamos a avaliação on line, colocando zero em francês, éramos aprovados e convidados a participar do processo mesmo assim).
* Já ouvi casos de pessoas com o nível de francês zero e receber o CSQ em casa. Isso realmente pode acontecer?
Resposta: Sim, pode acontecer, pois a pontuação dessa pessoa é alta e não precisa da pontuação do francês.
Segundo Monsier Gilles, ele não é a favor dessa prática, pois a pessoa perde o interesse em continuar estudando o francês e acaba tendo bastante dificuldade ao chegar no Québec. Mas com a obrigação de anexar a partir de agora o teste de francês, irão aumentar as chances de receber o CSQ em casa.
Bem é isso aí pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário